4.2.10

"O Resto É Silêncio", de Augusto Monterroso

Editor: Oficina do Livro/2007
Colecção: Ovelha Negra
Páginas: 194
Preço: 14 €

Sinopse: Esta é a história de Eduardo Torres, cidadão ilustre de San Blas. Recorrendo a testemunhos, selectas, aforismos, ditos ou simples colaborações espontâneas, entre outros elementos de natureza biográfica, O Resto é Silêncio dá-nos a conhecer a vida e a obra de um homem que ao longo dos seus dias "chegou, viu e foi sempre vencido, quer pelos elementos, quer pelas naus inimigas".
Compilado por um tal Augusto Monterroso, o texto esconde a sua natureza ficcional e apresenta-se como legítima homenagem biográfica a um pretenso intelectual portador dos grandes valores universais, o que vai sendo desmentido pelas estratégias textuais do próprio Augusto Monterroso. Desta forma, o autor apresenta-nos um mundo de equívocos, simulações e espelhos, onde a mestria narrativa, a retórica clássica, a ironia refinada, o humor inteligente e a intertextualidade (Melville, Cervantes ou... Monterroso) se combinam admiravelmente.

Esta obra é considerada por muitos críticos como o D.Quixote contemporâneo

Vencedora dos prémios Prémio Juan Rulfo e Prémio Príncipe das Astúrias das Letras.


Sobre o autor: Augusto Monterroso, figura maior das letras guatamaltecas, nasceu em 1921 em Tegucigalpa, nas Honduras. Em 1944, por motivos políticos, exila-se no México, país onde publica o seu primeiro livro, Obras Completas (y otros cuentos). Considerado um dos mestres da minificção e da narrativa breve, escreveu o famoso conto "Dinossauro", considerado o mais curto da história da literatura e objecto de inúmeros estudos, sendo ainda autor das obras Oveja Negra y demás fábulas, Movimiento Perpetuo e Viaje al centro de la fábula. Foi agraciado com vários prémios, entre os quais se destacam os prémios Juan Rulfo, Xavier Villaurrutia e Príncipe das Astúrias das Letras. A obra de Augusto Monterroso está traduzida em várias línguas, incluindo a latina e autores como Julio Cortázar, Carlos Fuentes, Juan Rulfo ou Gabriel García Márquez reconhecem a influência que este autor exerceu na sua escrita.

Fonte: Oficina do Livro
____________________
Esta foi uma das minhas últimas aquisições e parece ser uma obra e tanto! Se a quiserem, aproveitem a promoção da Oficina do Livro que o está a vender por 4,99€! alguns outros títulos desta colecção virada para os grandes, GRANDES escritores Latino americanos também estão com desconto, aproveitem! eu já aproveitei! Se virem o livro "A Prisão" de Jesús Zaráte, aconcelho-o vivamente, é um dos meus livros favoritos.

Tatiana

1 comentário:

t i a g o disse...

O título é inspirador, e a promoção sem dúvida alguma tentadora. Gosto bastante de algumas das obras da Oficina do Livro. =)

Boas leituras!

PS: Passa pelo Lydo e Opinado, iniciámos um passatempo no qual podes ganhar um exemplar do «Pergunta ao Pó» :)