4.2.10

Crítica: "NEXT", de Michael Crichton

Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 416
Editor: Dom Quixote
Preço: 17.75€


Sinopse: É verdade que os louros estão em vias de extinção? Todos os que estão a jantar connosco pertencem à mesma espécie? Os seres humanos e os chimpanzés só diferem em 400 genes; é por isso que o feto de um chimpanzé se parece com o de uma pessoa? E isso deve interessar-nos? Há uma cura genética para a toxicodependência. Será pior do que a doença? Vivemos numa época em que podemos vender on line óvulos e esperma e aplicar testes para doenças genéticas às pessoas com quem nos casámos. Vivemos num tempo em que 1/5 dos nossos genes pertence a alguém e em que um cidadão pode ser um alvo porque tem genes valiosos nos cromossomas... Diabolicamente inteligente. Depois... mistura factos e ficção e conta uma história de cortar a respiração, uma história onde nada é o que parece e deparamo-nos, a cada passo, com novidades bizarras, cómicas, assustadoras e perturbantes.

_____________________________________________
Crítica:
“Bem-vindo ao mundo da genética. Acelarado, furioso, sem lei”.

NEXT afigura-se actualmente como o ultimo livro escrito por Michael Crichton. Um homem que se exibe mais do que um escritor (produtor de filmes e de televisão tal como ER - Serviço de Urgência) mas que ficou conhecido essencialmente por grandes obras de ficção tais como Parque Jurássico, o Mundo Perdido e a Esfera (posteriormente adaptadas ao cinema).
Crichton apresenta-se como um escritor do techno-thriller, um género literário que tende para o âmbito alargado na narrativa, muitas vezes considerado como ficção especulativa. Os termos técnicos são também numerosos sendo completamente explorados, girando o enredo em torno dos elementos da referida exploração.O livro apresenta cerca de 20 personagens (!), onde cada uma desempenha um papel independente das outras personagens tirando uma ou outra excepção. Por isso não contem com um enredo onde as personagens se misturam tal como as suas histórias tendendo para um final dramático ou surpreendente.
NEXT, é um verdadeiro trabalho de exploração em torno da genética onde a ficção e a realidade se confundem e misturam cabendo a cada um de nós, tentar descortinar o que é verdade ou produto de ficção.O objectivo do escritor não passa por “contar uma história” mas sim, através desta mistura do real e da ficção, alertar-nos para os perigos e os problemas éticos da engenheira genética através das muitas personagens presentes no livro.
O escritor faz isso de uma forma bastante pelicular onde utiliza em grandes quantidades o humor, o bizarro e o irónico. Um livro diferente dito muito ao estilo deste escritor, onde se encontra um pouco de tudo. È verdade que o que é diferente geralmente não é bom, contudo, este livro é prova do contrário.
Gito

2 comentários:

t i a g o disse...

Perturbou-me, a sinopse, e fiquei curioso com o livro. tenho de dar uma vista de olhos a ele quando passar por uma livraria. :)

Tiago

Tatiana disse...

brutal~! o livro deve ser giro! tenho de o procurar!
a genética é algo assustador não é? pode-se fazer tanta coisa com ela... tanto pode acabar como uma arma como poderesolver tantos problemas relacionados com a fome... mas terá o homem poder para separar o ético do não ético?
Assustadora e fabulosa, é assim que a classifico...
bom tema!
bjs