15.2.10

"O Processo", de Franz Kafka

Título Original: Der Proceb (1925)
Editora: Assírio & Alvim
Páginas: 314
ISBN: 972-37-0515-X
Tradutor: Álvaro Gonçalves

Sinopse: Um belo dia, Joseph K., um bem sucedido gerente bancário, é subitamente preso no seu próprio quarto, sem saber porquê nem por quem. Vê-se então envolvido num labiríntico e absurdo processo que decorre secretamente algures nas secretarias instaladas nos sótãos e é conduzido por juízes menores, que têm a mera incumbência de o inquirir.
Concebido em 1914 (na sequência do doloroso rompimento do noivado com Felice Bauer), de uma forma fragmentária, com capítulos completos e outros por completar, passíveis de serem facilmente deslocados dentro de uma estrutura circular, o romance O Processo — que é em si também um fragmento — constitui para Kafka a forma ideal para expressar a fragmentação do mundo e da realidade em que vive o homem moderno. Nesta perspectiva, O Processo representa um marco na história do romance moderno.
A versão que se apresenta aqui é a tradução directa do texto alemão baseado nos manuscritos de Kafka, que anula todas as alterações introduzidas pelo amigo e testamenteiro Max Brod, na sua primeira edição de 1925.

Sobre o autor: Escri­tor checo, Franz Kafka, de ascen­dên­cia judaica e de expres­são alemã, nas­ceu em 1883, em Praga, e mor­reu em 1924, em Kier­ling (Viena). Estu­dou Direito durante alguns anos, mas em 1917 con­traiu a doença que cons­ti­tuía, naquela época, o fla­gelo da huma­ni­dade — a tuber­cu­lose -, que o acom­pa­nhou sem­pre durante o resto da sua curta exis­tên­cia. A sua obra lite­rá­ria é pre­en­chida essen­ci­al­mente por roman­ces e con­tos.
 Fonte: Estante de Livros e Wook

4 comentários:

t i a g o disse...

Sempre quis ler algo de Kafka. Talvez seja uma boa oportunidade pegar neste. :)

Bom Carnaval!

patricia dias disse...

Para quem gosta de ler e não só Visitem http://www.poupaeganha.com/?ref=dg0028

t i a g o disse...

Olá! Venho dizer-vos para passarem pelo Lydo, que está lá até Domingo um passatempo no qual podem ganhar um exemplar do livro «O Passado que Seremos» da Inês Botelho! :D

Boas leituras!

Mara disse...

Bom dia, parabéns pelo excelente blog. Escrevi artigo sobre a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E "O PROCESSO" DE FRANZ KAFKA. Se puder conferir é só acessar meu blog: www.marapauladearaujo.blogspot.com
desde já, estou sigo-o.
Felicidades