15.5.10

Meme dos Hábitos de Leitura [Questionário]

Segui o conselho do blogue Lydo e Opinado e resolvi fazer este questionário que inicialmente foi respondido no blogue Estante de Livros, e dar a conhecer alguns hábitos de leitura que tenho.
 
Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
Normalmente não como a ler mas lá de vez em quando como umas torradas pequenas com philadelphia (umas das minhas combinações favoritas).

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Não bebo enquanto estou a ler.

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Não dobro as folhas omg... acho que é um insulto ao livro e gosto de ter um livro em bom estado. Uso, portanto, marcadores. Quando o livro não traz marcador, faço um marcador exclusivo para o livro (como por exemplo fiz para o livro O Nome do Vento.
 
Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-​te?
Detesto ter de escrever em livros -.-' Os livros são estórias que não merecem ser anotadas mas lidas!

Ficção, não-​ficção, ou ambos?
Acho que prefiro um bom livro de ficção mas também gosto de ler testemunhos reais como adorei o livro Queimada Viva.
 
És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qual­quer sítio?
Paro em qualquer sitio.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
não -.-' tadinhos, mesmo que sejam maus não consigo atirá-los.
 
Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Normalmente não o faço, o que faço é tentar captar o significado da palavra pelo contexto da frase ou se não o conseguir, recorro aos meus familiares, de vez em quando lá sabem o que significa...(e outras vezes tenho uma irmã que não mo diz, o que diz é: "Vai ao dicionário!" mas eu sou uma perguiçosa -.-')

O que é que estás a ler actualmente?
Actualmente estou a ler o Memorial do Convento, de José Saramago e também O Deus Maldito, da Carla Ribeiro.
 
Qual foi o último livro que compraste?
Acho que foi o livro O Espectáculo da Vida de Richard Dawkins e os próximos serão Goor I e II - Crónicas de Fealgar, do Pedro Ventura :) 
 
Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo? 
Normalmente leio dois ao mesmo tempo. 
 
Tens um lugar/​altura do dia preferido para ler?
Bem, leio em todos os cantos possíveis (até na casa de banho, se o livro for viciante -.-') mas adoro ler na sala e também no jardim.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Ui, essa é difícil... por norma agarro-me mais a series por gosto de uma estória grandinha que prolongue o prazer da leitura das personagens mas também adoro livros independentes. Os independentes apesar de que por vezes sejam pequeninos, são, curiosamente, os meus favoritos.

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomen­dar?
Sim, sem dúvida!  Exemplo disso é o livro A Prisão de Jesús Zaráte, que é o meu livro favorito e também O Nome do Vento de Patrick Rothfuss, que foi dos livros dentro do género fantástico que mais me agarraram. 
 
Como é que organizas os teus livros?
Na estante, procuro organizar por colecção e autor, assim como pelo tamanho por razões estéticos.
 
_______________
Bem, aqui fica o desafio de também responderem a este questionário :)
-Tatiana 

Sem comentários: