14.4.10

Crítica: “Génesis 1: Gelo”, de Wolfgang e Heike Hohlbein

Editora: Metaphora
Edição/reimpressão: Setembro 2007
Páginas: 416
P.V.P.: 16,95€
 
Sinopse: A bordo de um navio - em viagem entre a Cidade do Cabo, África do Sul, e Brisbane, Austrália - Ben, um jovem de dezassete anos, passa os dias morto de tédio... até que, diante da gélida Antárctida, o paquete de luxo é atacado por um sinistro navio-fantasma, transformando-se num cenário de horror, executado por uma tripulação ávida de sangue. Mas, quando o navio encalha na Antárctida, o pesadelo ganha contornos verdadeiramente tenebrosos. Debaixo do gelo imutável, habita um poder antiquíssimo e malévolo, cujo tempo acabou de irromper...
Génesis 1 é o primeiro volume de uma trilogia da autoria de dupla alemã Wolfgang e Heike Hohlbein, os autores de literatura fantástica mais lidos no espaço de língua alemã.

Sobre os autores: Wolfgang e Heike Hohlbein são os escritores mais bem sucedidos e respeitados na área da literatura fantástica/ficção científica no seu país natal, a Alemanha. Têm mais de 200 títulos editados e estão traduzidos em mais de trinta línguas. Já ultrapassaram os trinta milhões de livros vendidos. Wolfgang Hohlbein é autor de obras infantis e juvenis, romances para adultos e guiões para cinema e televisão. Tornou-se conhecido em 1982 ao receber o prémio de literatura fantástica com o livro "Märchenmond" ("Lua Mágica") e em 1993 conseguiu o seu primeiro best-seller com o romance "Das Druidentor". Em finais de 2004, Wolfgang foi eleito o melhor autor do ano na Alemanha. Nesse ano, a saga "Anders" (editada em Portugal pelas Edições Nova Gaia) (informação incompleta)
_______________________________________
Opinião: Primeiro livro da trilogia, este foi um livro totalmente viciante e, por vezes, de cortar a respiração! É neste que começa aquela que promete ser uma das aventuras que espero ficar bem marcadas na minha memória. Neste livro é relatada a estória de Ben, um rapaz de 17 anos que embarcou com os seus pais num cruzeiro entre a África do Sul e a Austrália. Ben passa os dias deste cruzeiro sem grandes projectos para além de ver filmes até que decide explorar o navio e se depara com vários militares, entre os quais Harry com quem cria um certo ódio, bem armados com uma arma da mais nova tecnologia. É, também nesta exploração que Ben encontra Sasha, filha do capitão e detentora de estranhas percepções.
A Antárctica, um aparente continente pacato sem grandes perigos à excepção do tempo, revelou-se numa terra de mistério e perigos inimagináveis. Durante o cruzeiro, Ben começa a ter pesadelos aterradores e extremamente estranhos onde piratas de gelo e criaturas místicas despertam do seu subconsciente. Mal sabia Ben que, parte destes pesadelos, revelar-se-iam em actos, evidências e em verdade, embora que algo diferentes. Em todos eles diferentes destinos de morte lhe eram apresentados mas à medida que estes ficavam mais frequentes e que constatava que parte deles aconteciam, Ben tinha mais certezas de que a viagem no paquete luxuoso tornar-se-ia cada vez mais perigosa.
Pouco tempo depois de Ben ter sonhado com isso, a embarcação é atacada por piratas de gelo e é a partir deste ataque que vários acontecimentos inimagináveis começam a ocorrer, desencadeando uma infecção em alguns tripulantes que levarão à sua loucura e a uma metamorfose inesperada. Mais tarde, o paquete encalha na costa antárctica e é nesse momento que Ben, Harry e os seus pais se apercebem das tão largas dimensões do que está para vir.
Vejamos, este livro cativou-me imenso pois mantém um suspense quase contínuo e fascinante e, para além do suspense, é um livro onde nos estes dois autores alemães nos apresentam uma aventura bem pensada e que até ao momento está interessantíssima. Este livro está repleto de fantástico e aventura e é praticamente impossível de o largar. Com um final surpreendente, restaram-me muitas dúvidas as quais espero ver apaziguadas no segundo volume. Como é óbvio, aconselho vivamente a leitura deste livro, especialmente se for amante do fantástico, pois faz-nos as delícias! Sinceramente, um dos melhores livros de fantasia que já li! - Tatiana

1 comentário:

José Moreno disse...

Esta saga de livros é fantástica!