14.4.10

Crítica: "Crepúsculo", de Stephenie Meyer

Editora: Edições Gailivro
Edição/reimpressão: Fevereiro de 2009
Páginas: 477
P.V.P.: 17,90€

Sinopse: A respeito de três aspectos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Sobre a autora: Stephenie Meyer nasceu na véspera de Natal, em Hartford, Connecticut, mas vive em Phoenix, no estado do Arizona desde os quatro anos de idade. É lá que vive com o seu marido e os seus três filhos. Licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University. Após a publicação do seu primeiro romance, Twilight (entre nós publicado com o titulo Crepúsculo), Stephenie Meyer foi considerada "como uma das mais promissoras novas escritoras de 2005" (Publishers Weekly). O seu romance de estreia foi bem recebido pela critica tendo conseguido várias distinções entre as quais se destacam: A New York Times Editor's Choice; A Publishers Weekly Best Book of the Year, Amazon "Best Book of the Decade...So Far". Sem dúvida um romance de qualidade, já traduzido, até agora, em 20 línguas.

_________________________________________________
Opinião: Livro que deu origem a um alarido tremendo sobre os vampiros, alarido esse que os voltou a colocar na moda da literatura, Crepúsculo é o primeiro de quatro livros sobre o amor incondicional e impossível de Bella e Edward. Quem já não ouviu falar sobre esta tão falada estória de amor? Bem, confesso que também eu fui vítima do vício que esta saga provoca e até agradeço à autora pelo impulso que me deu para a leitura pois sem esta saga não haveria mais uma viciada por cá.
Esta estória começa quando Isabella Swan se muda para Forks, uma pacata cidade onde chovia quase todo o ano, e conhece Edward Cullen, um rapaz misterioso e sedutor que, por alguma razão se mantém afastado de todos à excepção da sua família. Por entre negação e atracção, Bella insiste em descobrir a razão pela qual Edward é tão relutante à sua amizade e até mesmo à sua presença. Quanto mais se aproxima, maior é o perigo e maior e incondicional é o amor que nutre por ele e mal sabe ela as realidades que descobrirá e perigos que passará…
Ora, eu vi o filme antes de ler o livro e, como é de esperar, há certas parecenças mas não há nada como ler a obra original. O mote da estória não é novo nem nada de extraordinário mas a verdade é que a autora, com a sua escrita fluida e leve, consegue-nos prender entre risadas, acção, monotonia, (que por vezes aparece em demasia na saga), perigos, inseguranças e finalmente, o amor impossível, mas tão atraente, que nos prende à acção do livro como tão bem consegue a autora. As personagens são engraçadas assim como alguns episódios como o jogo de Basebol e (talvez uma das minhas partes favoritas pela descrição da autora que me fez querer ir ao local) a cena da clareira e dos bosques de Forks.
Concluindo, este primeiro livro é uma boa opção para descontrair e viver um amor e uma aventura bem passados. Para jovens é, então uma excelente escolha para nutrir o gosto pela leitura pois prende-nos e no seu resultado é uma estória interessante. Bem, quanto a este livro não posso dizer muito mais pois quase tudo está dito, posso é aconselhar também o filme pois até que não está mau de todo (embora não goste muito dos actores principais…).
Spoiler: Não posso deixar de referir Anne Rice, autora de Entrevista Com o Vampiro e Rainha dos Condenados, que é uma excelente escritora do género fantástico e totalmente hilariante!- Tatiana

Sem comentários: