8.1.10

Filme: Avatar

Porque não há como não comentar este filme:



Há quase duas semanas fui ver este filme ao cinema e, se estão à espera de ver uns simples bonequinhos, esqueçam.... este é um filme memorável e uma excelente experiência cinematográfica cuja qualidade e a alta tecnologia estão muito bem representadas!

A história deste filme decorre em Pandora, um lindo e apaixonante planeta onde todos os seres vivos estão completamente interligados entre si. Jack, um fuzileiro que ficou paraplégico, vai para Pandora para substituir o seu irmão gémeo num projecto científico e, também, militar já que o DNA é practicamente o mesmo do irmão e, consequentemnte, pode usar o avatar - clones de Na'vi formados a partir de DNA humano e DNA dos Na'vi - do seu irmão. 
Aqui inicia a estória de Jack. Ele é enviado para se integrar na comunidade dos Na'vi, para ganhar a sua confiança e conseguir informações importantes para a extracção de um mineral que se encontra no território desta comunidade extraordinária. 
Na sua primeira missão, Jack dispersa-se dos seus colegas cientistas para tentar salvar a sua vida de uma espécie nativa de Pandora (adorei o bichinho!!) que coloca o seu Avatar e risco. 
Logo após ter conseguido sobreviver ao ataque, este deambula pela floresta e, novamente, é colocado à prova mas desta vez é salvo por uma nativa Na'vi, Neytiri, salva-o e aqui começa a bela história de amor entre estas duas personagens. 


Ao integrar-se na comunidade, Jack vai-se apaixonando por Neytiri, assim como a nativa, e durante os três mêses em que Jack conviveu com esta rica comunidade, começou a deixar de ser o fuzileiro que era para se apaixonar pelas plantas, pelos animais, pela vida de Pandora e por Neytiri. É já no final destes três mêses que Jack se apercebe de que a vida naquele planeta é bem mais importante do que um monte de rocha que ameaça destruir muita da vida que ali nutre e se vira contra a sua própria raça para salvar aquilo que ama.

Adorei a apresentação do planeta Pandora e também da "rede" entre todos os seres vivos que achei uma ideia fabulosa! Mesmo a parte da guerra me divertiu.
Também gostei da crítica que o realizador desenvolveu com este filme. Do que entendi, a mensagem de James Cameron prende-se num grande apelo e tomada de atenção para o estado actual do planeta e para o que poderá vir no futuro assim como há uma grande crítica à ganância do ser humano.
James Cameron está claramente de parabéns em todos os sentidos!

Apesar do argumento ser cliché e uma história previsível, este filme é definitivamente um filme a não perder! Valeu cada cêntimo dos 7€ do bilhete!
É um filme 60% feito a computador em que não notamos a diferença do que é real e do que é a computador devido ao excelente trabalho pormenorizado da imagem. É de notar, também, que este filme a 3D é talvez, o balanço que estavamos à espera para começar cada vez mais a usar aqueles óculos meio ridículos que até souberam bem! É um filme em que as suas quase 3h nos parecem cerca de 1h e que sem dúvida nos apetece repetir! 

Por isso, se ainda não viu, do que está à espera?? Filme do melhor em que aquele pensamento de "Oh, é ficção, não vou" é abandonado, tamanha é a beleza do filme.
Aproveite o fim de semana para ver este espetáculo de filme!! - Tatiana

8 comentários:

PallasAthena disse...

É sem dúvida um dos melhores filmes a que assisti até hoje. Concordo plenamente com a tua critica, principalmente na parte da chamada de atenção feito por Cameron.
Bjs.

t i a g o disse...

Olha que se calhar vou fazer mesmo como dizes, porque ainda não o vi, e montes de gente anda-me a perguntar do que é que estou à espera... não o quero perder, mas tenho vindo a adiar... :P

Jojo disse...

Eu fiquei fascinada com este filme. Visualmente é fascinante! Quando Jake e Neytiri "voam" quase consegui sentir o vento a passar por mim.

Cameron sabe mesmo fazer um filme! Demora anos a fazê-los, mas quando os acaba rebenta a escala!!!

Bjinhos*

Tatiana disse...

Jojo, também amei essa parte, James Cameron soube mesmo colocar-nos os sentidos apurados!

D' disse...

A minha irmã está 'louca' para ir ver Avatar lol. Este filme está a fazer furor.

Cumps,

AdrianaL

Gito disse...

Sem dúvida nenhuma que foi a maior experiência cinematográfica que já vivi. Não tenho vergonha em admitir que paguei duas vezes bilhete para ver o filme :p
E para os demais fãs como eu, fiquem cientes que James Cameron já admitiu que Avatar foi inicialamente pensado para ser parte de uma triologia logo...

Num Futuro próximo... Mais virá...

Tatiana disse...

Gito, eu também nãom me importaria nada de ver uma segunda vez! É um espectáculo realmente muito bom! (repare que digo espetáculo e não filme pois é sem dúvida um espetáculo a ser aplaudido!)
Que seria uma trilogia não sabia e deixou-me muito curiosa com o que aí virá!

MonikitA disse...

Como é obvio que um filme como Avatar iria fazer furor....
Teve 9 nomeações para os Óscares 2010 e arrecadou 2 globos de ouro para Melhor Filme e Melhor Realização!!!
Estava 'louca' por vê-lo, como diz a Drica, superou as expectativas que tinha, e já eram elevadas!!
Quem ainda não foi ao cinema para ver este filme, que não perca tempo, e compre já o bilhete..É lindo..É único!!Eu até fazia como o Gito, ia vê-lo pela 2.ªvez!!;)