31.1.10

Crítica: "A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón

Edição: 2004
Páginas: 400
Editor: Dom Quixote
Preço: 22.00€

Sinopse: Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo.
Fonte: Wook
___________________________________________________
Opinião: “Uma história inesquecível sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros”.
Há livros que nos fazem perder a noção do tempo e do espaço, esquecer a realidade e estabelecer uma cumplicidade com as personagens em que real e ficção se fundem. Assim é "A Sombra do Vento". Apesar de ser o primeiro romance para adultos deste escritor espanhol, “A Sombra do Vento” rapidamente se tornou um fenómeno mundial.
Um livro que nos envolve praticamente desde o inicio pela sua história e enredo, pelas personagens admiravelmente construídas e os diálogos extraordinariamente magistrados e uma narrativa totalmente absorvente que dificilmente encontramos noutros escritores.
Cada página que lemos numa história inicialmente linear, reparamos aos poucos que é mais um passo profundo nos mistérios das ruas de Barcelona e um passo mais no enredo complexo e absorvente do livro.
Tal como o livro “A Sombra do Vento”, Carlos Ruiz Zafón mostra o poder que um simples livro pode ter na vida de uma pessoa e a forma como essa pessoa se pode unir a este mesmo e ao seu escritor.
Um livro admirável e apaixonante só ao alcance de alguns grandes escritores.
Gito

7 comentários:

Morrighan disse...

Eu já o tive tantas vezes na mão que com a tua magnífica opinião, só me apetece correr para uma loja e comprá-lo!!

Sem dúvida que vai directo para o topo da wishlist (que é gigante :()

Beijinhos e continuação de boas leituras **

Jacqueline' disse...

Também gostei muito deste livro e o teu penúltimo parágrafo resume muito bem a sua magnifica essência.

Tatiana Moreira disse...

Primeira opinião tua e já me cativaste imenso! deram-me este livro no Natal e desde lá que me apetece lê-lo! aguçaste ainda mais a minha curiosidade!
bjs
Tati

Tiago Mendes disse...

Já li, e na altura desiludi-me um pouco, pois tinha ouvido tantas coisas boas que esperava mais. Foi de uma leitura agradável, contudo. E tenhod e reconhecer o valor. Mas não me tocou por aí além.

N. Martins disse...

Já o tenho aqui em casa, comprado por 5€ (achei tão esquisito que antes de o trazer, ainda fui ver se tinhas as páginas todas...) naquela mini-feira que há junto à Bertrand do Chiado. A tua opinião se calhar fez com que seja o próximo na minha lista de leituras! :)

MonikitA disse...

Este livro foi um dos mais requisitados,no ano 2009, na biblioteca municipal de Oliveira do Bairro.
Por acaso, não conhecia este livro mesmo quando o me recomendas-te. Ainda procurei por ele na Bertrand mas não o encontrei;).
Talvez o leia quando acabar os 2 que estou a ler!

Tatiana Moreira disse...

mana da drica, lol o jumbo tem à venda este livro ;)
bjs